

Pseudophilotes panoptes Pode ser encontrada em quase toda a península Ibérica com exepção da faixa setentrional. Vive entre os 500 e os 2000 metros de altitude. É bivoltina voando de Março a Junho e de Julho a Agosto. A lagarta alimenta-se de plantas da família das labiadas como tomilho, segurelha e hissopo.

Pseudophilotes baton Muito semelhante à P.panoptes pode ser vista na faixa setentrional da península Ibérica, quase toda a França, Suiça, Áustria, sul da Alemanha, República Checa e Itália. É bivoltina voando de Abril a Setembro mas a grandes altitudes apresentam apenas uma geração. A lagarta que recebe cuidados de varias espécies de formigas, alimenta-se de plantas da família das labiadas, como o tomilho, a segurelha, a menta, a alfazema comum, a lavanda, a calaminta, etc.

Agrodietus damon Esta borboleta de pequenas dimensões, univoltina, voa de Julho a Agosto, por terras baixas em florestas pouco densas da faixa setentrional de Espanha e do leste de França até à Polónia. Também é vista na Ásia, na Turquia,Urales, Sibéria, Altai e Mongólia. A lagarta é auxiliada por formigas do género Lasius e Formica e alimenta-se de diversas espécies do género Onobrychis, como a esparceta da família das leguminosas.

Lysandra bellargus As espécies de borboletas deste género são facilmente confundidas pois, para além de serem muito semelhantes, são espécies que híbridam muito dando origem a morfologias intermédias. Esta espécie voa de Maio a Junho e de Julho a Setembro em grande parte da Europa, incluindo o extremo sul das ilhas britânicas e excluindo a faixa setentrional da Europa central e toda a Escandinávia. Na Ásia pode ser encontrada no norte da Turquia, sul da Rússia, Iraque, Irão e Cáucaso.

A lagarta é auxiliada por formigas de vários géneros como Lasius, Myrmica, Tapinoma e Plagiolepis. Alimenta-se de erva-ferradura e coronilha e forma a crisálida debaixo de pedras, no musgo ou entre a folhagem à porta de um formigueiro.

Lysandra coridon Muito semelhante ás outras espécies do mesmo género, voa em grande parte da Europa central e meridional incluindo Córsega e Sardenha, o norte da península Ibérica, os Balcãs e todos os países de leste e toda a Rússia europeia. Na Ásia voa num sector da Turquia, Ucrânia e o sul dos Urales até à república russa do Tuva perto da Ásia central. A lagarta alimenta-se de erva-ferradura apenas.

Lysandra hispana É bivoltina, voando entre Abril e Maio e entre Agosto e Outubro e é endémica do nordeste de Espanha, sudeste de França e norte de Itália. A lagarta, tal como outras espécies do mesmo género, é auxiliada por formigas e alimenta-se de erva-ferradura.

Maculinea arion Este pequeno licenídeo existe em grande parte da Europa e na Ásia existe na Turquia, Arménia, Cáucaso, sul dos Urales, noroeste do Cazaquistão, parte da Sibéria, Mongólia, Sichuan e Japão.

A lagarta, auxiliada por formigas, alimenta-se de várias espécies de tomilho e orégão e algumas leguminosas.