
As aranhas armadeiras ou aranhas macaco, são das aranhas mais venenosas do mundo. São caçadoras nocturnas muito agressivas e com venenos neurotóxicos muito potentes. Existem um pouco por todo o mundo, desde florestas tropicais da América do Sul, América Central, Africa (exepto norte), sul da Asia, até aos bosques da América do Norte e em toda a Austráulia. Mas as espécies mais perigosas e mais conhecidas são as do género Phoneutria, existentes apenas nas florestas húmidas da América do Sul e Central. São aranhas extremamente agressivas, que á mínima ameaça levantam as patas dianteiras e armam as suas potentes quelíceras (daí o nome comum de aranha-armadeira). Para além de um mau temperamento, estas aranhas tambem são as mais venenosas do mundo. Produzem um poderoso cocktail de neurotoxinas, que pode ser mortal para o ser humano. Como se não bastasse o seu temperamento agressivo, e o seu poderoso veneno neurotóxico, ainda tem tendência para se aproximar do ser humano, o que provoca todos os anos cerca de 2 a 3 mortes. Estas aranhas entram frequentemente nas casas das pessoas em busca de alimento e protecção, escondendo se em roupas, sapatos, lugares escuros, etc. Quando são ameaçadas picam furiosamente diversas vezes. São responsaveis por 42% dos casos de picadas de aranha registados no Brasil. A mordida da aranha armadeira para além de dores intensas, em homens, provoca também dolorosas ereções que podem durar horas e levar á impotência.

Tipica das florestas tropicais brasileiras.

muito parecida com a keyserlingi mas um pouco mais pequena. Originária das florestas humidas do Brasil.

Habita nas florestas humidas do Brasil.

Phoneutria fera Originaria da floresta amazónica pode ser encontrada em varios países (Ecuador, Peru, Brasil, Suriname e Gyana).

Origirária das florestas humidas do Brasil.

Phoneutria nigriventer Originaria das florestas tropicais sul americanas, pode ser encontrada em países como o Uruguay, Paraguay, Argentina e Brasil.

Phoneutria bahiensis Esta especie é originaira do estado de Bahia no Brasil.

Phoneutria boliviensis Originária das florestas tropicais da Bolivia, mas mas pode ser encontrada em quase toda a América do Sul e Central.